Bitcoins: O que é, como funciona e as suas vantagens
Você sabe o que é Bitcoin (Bit – menor unidade de informação armazenada ou transmitida. Coin – moeda) Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 pelo matemático Satoshi Nakamoto, projetada em código aberto que, ao contrário das moedas convencionais, não necessita possuir em emissor centralizado devido ao seu conceito peer-to-peer permitindo a qualquer um gerar o dinheiro digital.
Vídeo: Oque é Bitcoin?
Como obter Bitcoins ?
O primeiro passo é baixar o programa de compartilhamento de arquivos para receber uma identificação. Após essa etapa inicia-se o processo de geração das moedas, apelidado de “mineração”. A rede Bitcoin cria e distribui um lote de novas Bitcoins aleatoriamente entre os usuários que estão rodando o programa. A quantidade de Bitcoins gerada em um lote nunca passa de 50.
“Para conseguir ganhar um lote é necessário muito investimento em hardware. Meu investimento inicial foi de R$ 10 mil e, atualmente, eu gero 30 centavos de Bitcoin por dia com meus computadores trabalhando sem parar”, explica Leandro César, arquiteto de informação criador do Mercado Bitcoin. O Mercado Bitcoin foi criado, no dia 20 de julho, para intermediar a venda de Bitcoins em reais, por meio de boleto bancário e transferência de bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil”, completou Leandro.
As moedas podem ser salvas em forma de arquivo, que funcionam como uma carteira virtual. As transações, então, acontecem via internet entre qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. No momento, dentro da MT Gox, maior câmbio de Bitcoin do mundo, a moeda virtual está em alta, valendo US$ 97.
Bitcoins no mundo
Em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, já é possível comprar produtos eletrônicos, games, roupas, acessórios e até comida com a moeda virtual. Além disso, algumas empresas têm remunerado freelancers e outras pessoas têm vendido bens, como carros usados e computadores com a moeda.
No entanto, os criadores da moeda estipularam um valor máximo de 21 milhões de Bitcoins a serem geradas no mundo para que não existam chances de um espiral inflacionário. Até hoje, já foram geradas cerca de 8 milhões de Bitcoins.
Gráfico da previsão produção de Bitcoins |
Vantagens e Desvantagens
De acordo com Donald Normand, co-fundador da Bitcoin Consultancy, como trata-se de um commodity digital não-centralizado, a Bitcoin não poder manipulada ou corrompida, pois opera com base em leis matemáticas. Além disso, Donald conta que as transações de Bitcoin são mais transparentes, uma vez que elas são registradas e podem ser rastreadas.
Um dos principais membros da equipe de desenvolvimento do Bitcoin, Jeff Garzik, conta que todas as transações em Bitcoin são públicas e podem ser vistas por qualquer pessoa do mundo através do Block Explorer. Apesar dos participantes da rede do Bitcoin serem anônimos, todas as trocas de moedas ficam abertas ao público como medida de segurança para que a moeda não seja usada duas vezes. Com isso, segundo Jeff, também se reduz o risco de pessoas usarem o dinheiro para compra de produtos ilegais pela internet. “Nós queremos trabalhar com a aplicação da lei, junto de agências governamentais, para garantir que criminosos sejam pegos”, comentou o integrante do grupo a respeito de uma carta que os senadores americanos, Charles Schumer e Joe Manchin, mandaram para a agência do governo dos Estados Unidos especializada em reprimir o narcotráfico, denunciando o suposto uso de Bitcoins em transações de um site de venda de drogas ilícitas.
Por outro lado, como a moeda não possui lastro – não se baseia em algo como ouro ou o Banco Central – nada garante o valor da Bitcoin. Assim, a moeda flutua nas leis da oferta e demanda. Para entender como isso funciona, Leandro explica que vai “encontrar” o valor da Bitcoin no Brasil, quando comercializar a primeira moeda através do seu site. O valor que a Bitcoin for vendida será o valor que ela vale no mercado brasileiro, simples assim. Ou seja, nada garante que a Bitcoin realmente valha algum dinheiro a não ser a confiança das pessoas.
Outra desvantagem é o fator segurança. Recentemente, a MT Gox sofreu um ataque no sistema que causou bastante prejuízo. Depois que informações vazaram, o preço do Bitcoin despencou. Em entrevista para a revista Veja, o economista especialista em internet Adam Cohen disse que as falhas de segurança tornam uma moeda volátil e, por isso, é pouco provável que ela se torne uma moeda primária para alguém. Leandro também compartilha da mesma opinião: “Acredito que a Bitcoin sempre será uma moeda paralela, mas nunca irá substituir a convencional”, diz.
Fonte: RS Web Interactive
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário